You are currently viewing “A GENTE QUE FAZ”

“A GENTE QUE FAZ”

Dia 08 de Março .. O Dia da Mulher!

O Dia da Mulher começou a ser comemorado em 1908 nos Estados Unidos e ao longo  dos tempo vem tomando formatos diferentes em suas comemorações.

A Xirú- Ar Acessórios buscou uma forma de parabenizar todas as mulheres que vem tomando espaço cada dia maior no mercado de trabalho e na organização  da vida como um todo. Nossa entrevista do “Gente que Faz” deste mês de março tem justamente este intuito, e a “Mulher” escolhida certamente  tem muito a nos ensinar…

Ela… A dona de tudo!

Quando falamos desta forma não nos referimos ao material, mas sim ao sentimento, pois nossa entrevistada tem seu coração abarrotado de sentimentos que brotam no olhar e no falar.

Neusa Reni Wachholz Wendler nasceu em 19/06/1951, na localidade de Linha Brasil, interior de Candelária, Rio Grande do Sul. Vinda de uma  família humilde, logo ela e os irmãos tiveram que aprender o ofício da lavoura e junto com os pais dominar o plantio, o cuidado com a lavoura e colheita do “tabaco”, conhecido popularmente no RS como fumo. Além disso as culturas de subsistência também eram cultivadas e tomavam o tempo que sobrava após as aulas na pequena escolinha da localidade.

Quando ela e a irmã gêmea completaram 14 anos a família resolveu mudar-se para o município vizinho de Cerro Branco, onde os pais montaram um pequeno comércio. Ao longo deste tempo Neusa foi aprendendo os afazeres domésticos e também as atividades comerciais ao lado do Pai.

 O matrimônio…

Em 06 de Setembro de 1969, casou-se com Elenor Godofredo Wendler e uma nova família se formou. Em seguida chega o primeiro filho, Félix Maurício, e a menina já assumia também o papel de mãe.

Com o passar dos anos chegam também os filhos Alexandre, Jacson e Tiago e a família se completa pautada no respeito e na parceria, pois segundo Neusa, ela e o marido nunca tiveram distinções de conquistas, as vitórias eram comemoradas juntas pelo casal e quando as coisas não andavam muito bem um servia de apoio ao outro.

Uma nova mudança…

No ano de 1998 a família decide buscar novos horizontes e mudou-se para o Maranhão. O caminhão passou a ser o endereço de todos e a gaúcha assumia o volante sempre que o seu companheiro apresentava cansaço ou quando pedisse ajuda. A caixa de cozinha era seu espaço predileto e onde preparava a refeição da família.  

Uma nova história começa …

O filho mais novo Tiago resolveu abandonar a estrada e montar um pequeno comércio de peças para caminhões, empreendimento que aos poucos foi tomando forma e exigindo maior empenho para atender seus clientes. No ano de 2004, Neusa passa a trabalhar no escritório e lado a lado com o filho e o marido alavancam o negócio que hoje tem visibilidade nacional no ramo de transportes. As raízes no Maranhão foram fixadas e hoje a distância do restante da família que ficou no Rio Grande do Sul é um dos sentimentos que é presente no coração de cada um.

Nem tudo são flores …

Toda mulher forte, positiva e destemida tem na vida muitas batalhas. E esta gaúcha tem em seu currículo muitas preocupações e perdas que tiveram que ser contornadas. Com lágrimas nos olhos ela cita a morte repentina e precoce dos filhos Felix e Alexandre, que deixaram um vazio imensurável em seu coração. Hoje as boas recordações e a fé são o consolo e o combustível para seguir em frente.   

A pandemia …

“Uma anormalidade interrompeu nosso dia a dia em 2020.” Sentimos medo, sofremos com  amigos e familiares contaminados e nunca imaginamos ficar tanto tempo isolados. Hoje nosso maior sentimento é não poder ver nossos familiares que estão distante, pois integramos o grupo de risco. Oramos todo dia pela vacina, pela cura dos enfermos e para que esta pandemia possa nos deixar viver livremente.

As boas horas …

Conviver com familiares e amigos é um dos prazeres da D. Neusa como é conhecida. Cozinhar e receber os filhos e netos em sua casa é sua maior realização. O bisneto hoje também é uma grande motivação e mostra o quanto a vida se renova a cada dia. Os amigos sempre ligam sua imagem as “cucas”, “tortas”, “a maionese deliciosa” e ao gosto especial de tudo que faz regado com carinho e dedicação.

O carinho para uma GRANDE MULHER…

“Minha mãe é a mulher mais importante da minha vida: ela me deu a vida e me ensinou tudo o que sei e o que sou! Ela é forte e sempre que precisamos podemos contar com ela! É o exemplo de mulher que trabalha fora, em casa e ainda cuida de toda nossa família, sem falar na comida deliciosa que ela faz! Amo essa Mulher, a minha Mãe!” (Jacson Fabiano Wendler)

“Nesse dia tão importante para todos nós, o Dia Internacional da Mulher, quero homenagear a todas as mulheres do mundo, em especial as que fazem parte da minha vida diretamente, esposa, filhas, cunhadas, colaboradoras e amigas, mas principalmente a minha Mãe, a Dona Neusa… A pessoa mais forte que eu conheço, um exemplo de esposa, de mãe, de avó, de profissional e de mulher, até nas horas mais difíceis, sempre foi o nosso alicerce, obrigado por tudo Mãe, tenho muito orgulho de ti, que DEUS continue a te abençoar e a todas as mulheres sempre… Parabéns pelo seu dia… Te amo!!!” (Tiago Henrique Wendler)

Mensagem da Família Xirú-Ar…

Ahhh a D. Neusa, sempre com o olhar calmo, o andar de quem já percorreu muitos caminhos e agora já pode andar mais lentamente, porém não sem a atenção e cuidados que sempre dedicou a todos que encontrou pelo caminho.  Para nós você é  um exemplo e uma inspiração. Agradecemos sempre por ser nosso esteio em dedicação, persistência, sabedoria, discernimento entre o  certo e o errado, amizade e apoio nos momentos mais complicados que enfrentamos. Você é nosso orgulho !

Deixe um comentário